Hoje em dia nós temos vários estilos musicais, que são apresentados por todo o Brasil e são gêneros muito comerciais, ou seja, vendem bastante: EmoCore, Sertanejo Universitário, etc.
Estes estilos musicais fazem música popular, com ritmos que agradam e vendem, isso é indiscutível, mas devo dizer que a Música Popular Brasileira está sumindo do mapa, e isso é preocupante.
Vi numa entrevista Léo Santana, do grupo Parangolé, declarar que demorou 20 minutos para compor seu maior hit, "Rebolation", criado a partir de um estilo de dança americano. Isso no mínimo é imoral, pois peças raras como "Sampa" - Caetano Veloso, "Ìndios" - Legião Urbana, "Bete Balanço" - Cazuza, levaram muito mais tempo que isso e são muito mais cheias de conteúdo.
Foi-se o tempo de músicas que eram verdadeiros hinos de uma geração, como a música "Geração Coca-Cola", da Legião Urbana, que era o hino anti-ditadura dos anos 80, músicas que falavam sobre o mundo, sobre a vida, sobre as coisas, e se colocava a opnião na música, e diga-se de passagem era muito mais difícil no tempo da Censura, que hoje já acabou.
O que quero dizer é que hoje em dia os compositores não se esforçam mais para fazer o melhor mentalmente falando, em conteúdo, em beleza, somente pegam a "modinha" que está mais em voga, fazem músicas para enriquecerem facilmente, mas esquecem da essência, da alma das músicas, e se os críticos vierem falar de mim, faço-lhes a seguinte pergunta: Qual a alma da música "Rebolation?"
Para concluir, não acredito que esses caras que estão aí sejam cantores de fato, pois tem a sua disposição programas de computador que afinam a voz, corrigindo os defeitos, não sendo mais como antigamente, em que o cantor tinha de ser bom, demorava horas e horas para conseguir um tom, uma melodia, mas quando conseguia um resultado, se satisfazia, pois sabia que era o melhor, e a pessoa ia á loja comprar o CD sabendo que o melhor estava ali, que a música lhe acrescentaria algo. Também digo que parcela desta culpa é do público, uma vez que merece o melhor, mas não o exige, se contenta com o pouco.
Então, gostaria de desafiar estes "cantores" a fazerem como o grande Caetano Veloso fez em um show seu: Fazer um show somente com um microfone para a voz e um violão, sem Afine, sem nada. Ele cantou um show todo assim e foi aplaudido de pé, não errando nada. No dia em que esses "cantores" fizerem isso, aí sim vou começar a acreditar que são cantores.
Sir Ringo Starr
Infelizmente há publico para essas "músicas" como "Rebolation"! Mas o que me espanta é ele ter demorado 20 minutos pra compo-la.Imaginei que esse tipo de música ficasse pronta em 3 minutos, afinal pra escrever ela não precisa pensar em algo que seja útil, que seja agradável aos ouvidos, que transmita uma mensagem à sociedade, seja ela critica ou poética.
ResponderExcluirÉ por essas e outras que tenho saudade de compositores como Cazuza e Renato Russo.
Concordo plenamente com o sir ringo. Nunca que essa galera consegue fazer um show a la caetano. nem com equipamentos modernos para modificar tons, afinações eu acho que conseguiriam fazer um ao vivo.... o equipamento deles e bunda, reboladas e falta de idéia e criatividade
ResponderExcluir